Início do Conteúdo

Comissão das creches recebe coordenadora da Educação Infantil

Letícia de Castro apresentou dados recentes sobre vagas e prospecções para os próximos anos
Comissão das creches recebe coordenadora da Educação Infantil

Fotos: Allan S. Ribeiro

A Comissão de Estudos que analisa e propõe soluções para a demanda de vagas em creches na cidade, reuniu-se na noite desta quarta-feira, 12 de setembro. Participaram os vereadores Fabiano Guimarães (DEM) - presidente e os membros Luciano Mega (PDT) e Gláucia Berenice (PSDB).

Fabiano comentou sobre a importância da CEE, que está acompanhando os trabalhos da prefeitura no que diz respeito à ampliação ao atendimento social através dos Centros de Educação Infantil.

"Há uma demanda legítima da sociedade de disponibilização de novas vagas em creches, pelo impacto econômico, social e de promoção da igualdade de gêneros ", afirmou o parlamentar.  

A Comissão recebeu a coordenadora da Educação Infantil, Letícia Ferreira de Castro, que apresentou dados recentes sobre a evolução no processo de ampliação de vagas. Explicou que nos últimos 12 meses a Secretaria da Educação ofereceu um total de 557 vagas, sendo 209 concedidas pela Rede Municipal e 248 através das conveniadas; além de outras 300 vagas obtidas através de liminares.

Sobre novas escolas, Letícia disse que três unidades estarão prontas e serão entregues até outubro do ano que vem, e somarão 888 vagas nos bairros Vida Nova (700), Heitor Rigon (94) e Paulo Gomes Romeo (94). Além dessas, segundo a coordenadora, outras cinco unidades (com previsão para 2020) já estão em tramitação administrativa, com recursos provindos de parceria com a FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação e FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.   

"Serão unidades menores, mas que ofertarão vagas nos bairros Jardim Paraíso, Quintino II, Wilson Toni, Parque dos Pinos e Jardim Marchesi. Além disso, estamos em processo para que a prefeitura retome outros três prédios do SESI, onde serão utilizados também para a Educação Infantil. São mais 600 vagas", afirmou a coordenadora.

Letícia informou ainda que a construção de outras 13 unidades está em planejamento na Secretaria da Educação, que está em busca de verba e realiza estudo sobre os lugares onde a demanda é mais urgente. Inicialmente a coordenadora disse que os bairros onde a situação se apresenta mais difícil são: Fazenda da Barra, Jardim Progresso, Simione, Planalto Verde, Jardim Interlagos, Jardim Aeroporto, Parque Ribeirão, Vila Albertina, Jardim Novo Mundo, Jardim Roberto Benedetti, Jardim Marinceck, Jardim João Rossi e Vida Nova.       

Fabiano Guimarães questionou também sobre o setor de Recursos Humanos e impacto na folha de pagamento na contratação de professores e funcionários. Letícia disse que para cada unidade há estudo de impacto e estimativa de valores para a compra de equipamentos e manutenção anual que envolve RH e contratos.   

Por Marco Aurélio Tarlá